A carregar Eventos

« Todos os Eventos

XVII Jornadas de Cultura Alemã

4 Novembro, 2019 - 21 Fevereiro, 2022

XVII Jornadas de Cultura Alemã

04 Nov. – 28 NOV. 2019

(Org. DEGE/ILCH & NETCult/CEHUM)

 

Exposição:        

“O Poder das Emoções. Alemanha 19 |19” / “Die Macht der Gefühle. Deutschland 19 |19

04 a 23 NOV. : Espaço B-lounge – Biblioteca Geral da UM-Gualtar

A nossa política parece ser cada vez mais definida por emoções. Vivemos numa época de excitação permanente. Factos objetivos são postos em causa por sentimentos que se confundem com verdades. Radicais de todos os quadrantes atraem cada vez mais simpatizantes com respostas simples a questões complexas. Este é ponto de partida da exposição “Die Macht der Gefühle / O Poder das Emoções. Alemanha 19 I 19”, que lança um olhar sobre a história das emoções dos últimos 100 anos.

Partindo das manifestações atuais de 20 emoções, a exposição procura pôr em evidência as continuidades e rupturas no mundo das emoções que marcaram os últimos 100 anos da nossa história, e cuja intensidade representa hoje um desafio para a política e a sociedade.

A exposição oferece um ponto de referência atual para a educação histórico-política. Textos concisos, 140 fotografias históricas e fac-símiles convidam a refletir sobre o poder das emoções no passado e no presente.

A exposição “O Poder das Emoções. Alemanha 19 |19” foi concebida pelas historiadoras Ute e Bettina Frevert em conjunto com a Fundação “Memória, Responsabilidade e Futuro” (EVZ) e a Fundação Federal para a Investigação da Ditadura do SED. Patrocinada pelo Ministro Federal das Relações Externas Heiko Maas a exposição será mostrada em todo o mundo em vários idiomas em cooperação com o Ministério Federal das Relações Externas e o Goethe-Institut.

Para mais informações sobre a exposição aceda a: https://machtdergefuehle.de/

——————————–

 Aula Aberta / Palestras:

“Emoções ao rubro”: O outono quente de 1989 e a queda do Muro de Berlim.

Uma revisitação 30 anos depois

Com intervenções dos docentes do DEGE: Mário Matos e Nadejda Machado

6 NOV. : 16 -18h, no espaço B-lounge – Biblioteca Geral da UM-Gualtar

———————————-

Ciclo de Cinema sobre a República Democrática Alemã*

„Sonnenallee“ / „Alameda do Sol“ (Dir. Leander Hauβmann, 1999) [Legendas PT] 

11 NOV. 16h – Auditório ILCH

Sinopse

Baseado no romance de Thomas Brussig, a narrativa desta comédia desenvolve-se na extinta República Democrática Alemã na década de 1970, onde um grupo de adolescentes da Berlim Oriental vive desilusões, aventuras e alegrias, tendo como pano de fundo a Sonnenalle (Alameda do Sol), uma rua dividida a meio pelo muro que começa na Berlim Ocidental e termina no lado Oriental. Aos poucos, os sonhos revolucionários desses jovens educados de acordo com os valores humanistas do chamado socialismo real são substituídos por encontros e fantasias eróticas com o sexo oposto, assim como pela ânsia de adquirir e ouvir discos de rock’n roll que eram proibidos na RDA Em tom humorístico, este filme traça um quadro satírico da cultura juvenil numa sociedade em que imperava a censura aos bens e ideais vindos do Ocidente capitalista e supostamente decadente.

“Good bye Lenin!” / “Adeus Lenine!” (Dir. Wolfgang Becker, 2003) [Legendas PT]

12 NOV 16h – Auditório ILCH

Sinopse

Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a mãe de Alex tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do capitalismo acontece enquanto ela está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a RDA deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. Alex, determinado a protegê-la a qualquer custo e com medo que ela volte a ter um ataque cardíaco se souber o que aconteceu, decide não lhe contar que o Muro caiu. Com a ajuda de um amigo, fabrica programas de televisão que já deixaram de existir, evita que ela veja anúncios publicitários (o que seria se ela visse um cartaz da Coca-Cola!) e enche a casa de produtos e objectos, cada vez mais raros e difíceis de conseguir. (In PÚBLICO).

„Das schweigende Klassenzimmer“/„A Revoluão Silenciosa“ (Dir. Lars Kraume, 2018) [Legendas PT]

28 NOV 14h – Auditório ILCH

Sinopse

Em 1956, na República Democrática Alemã, alunos de uma escola da cidade socialista de Stalinstadt (actual Eisenhüttenstadt) decidem fazer um minuto de silêncio em honra das vítimas da violência das tropas soviéticas durante a Revolução Húngara, uma revolta popular contra as políticas impostas pelo Governo daquele país. Mas o protesto dos jovens, que pretendia ser essencialmente simbólico, acaba por tomar proporções que nenhum deles estava preparado para enfrentar…

Adaptado da obra homónima do escritor e ensaísta alemão Dietrich Garstka, um filme baseado em factos verídicos que reflete sobre questões sociais e políticas posteriores à Segunda Guerra Mundial. (In PÚBLICO)

* Entrada gratuita. Todos os filmes com legendagem em português.

—————————————

Concurso de Escrita Criativa em língua alemão: O Poder das Emoções / Die Macht der Gefühle

Os concorrentes devem:

-visitar a exposição “O poder das Emoções / Die Macht der Gefühle”, patente na B-lounge da Biblioteca Geral, de 4 a 15 de novembro;

-escolher três (ou mais) emoções aí retratadas

-indicar as emoções escolhidas, apresentar o título e em seguida um texto, de aproximadamente 400 palavras, inspirado pela escolha feita;

-enviar o texto para natnunes@ilch.uminho.pt, sem esquecer de indicar o nome completo, o ano, o curso a que pertence e o nível de alemão que frequenta.

 

A avaliação dos textos enviados terá em conta o nível de alemão de cada discente e haverá um prémio para o melhor texto de cada nível.

Entrega: até 30 de novembro de 2019

Anúncio do/a vencedor/a na página Facebook do DEGE: 10 de janeiro de 2020

—————————————-

Organização

Apoios

Detalhes

Início:
4 Novembro, 2019
Fim:
21 Fevereiro, 2022