Home :: Sem categoria :: Wolfram Eilenberger, autor convidado do XX Colóquio de Outono do CEHUM

Wolfram Eilenberger, autor convidado do XX Colóquio de Outono do CEHUM

  • Dia 13 de novembro, 14h30 • Auditório ILCH, Universidade do Minho, Campus de GualtarWolfram Eilenberger, ilustre filósofo e autor do livro Zeit der Zauberer (2018; Time of the Magicians: The Great Decade of Philosophy 1919-1929) [CV], é um dos oradores convidados do XX Colóquio de Outono (12 e 13 de novembro de 2018).

    From 1919 to 1929 – the magical decade after WW I: Heidegger, Wittgenstein, Benjamin, Cassirer

    Within a single magical decade, from 1919 to 1929, all the relevant traditions of contemporary philosophy—logico-linguistic analysis, existentialism, hermeneutics, deconstruction, critical theory, and cultural semiotics – received their decisive baptismal impulses.

    No âmbito do

    XX Colóquio de Outono do CEHUM: Paz e liberdade. Visões, Discursos, Manipulações

     

    Wolfram Eilenberger é uma personalidade conhecida da vida pública alemã. Participa regularmente em debates de temas atuais e dirige programas televisivos (por exemplo Sternstunde Philosophie, na Suíça). É escritor, jornalista e filósofo, mas também diplomado como treinador de futebol. Um dos seus maiores objetivos, tendo fundado o Philosophie Magazin, é a reintegração de ideias filosóficas na vida das sociedades e das pessoas. Até no desporto. É nesta linha de pensamento que nos oferece num dos seus últimos livros uma narrativa sobre a ligação entre vida e filosofia, entrecruzando as biografias de quatro personalidades. Apesar de condições existenciais complicadas ou precisamente devido a estas condições, marcadas pelo fim da Grande Guerra, Heidegger, Wittgenstein, Benjamin e Cassirer deram impulsos importantes para o nosso entendimento da língua, da arte, da cultura, da sociedade e da vida.

    Zeit der Zauberer (2018; Age of the Magicians: The Great Decade of Philosophy 1919-1929) é o título deste livro que se tornou um êxito de vendas nos países de língua alemã e tem sido traduzido para várias línguas (edição brasileira anunciada para abril de 2019).

    Organização:   CEHUM                           

    Com o apoio de:  Goethe Institut – Portugal e pela Embaixada da República Federal da Alemanha